Tudo sobre placa braille para corrimão

15/05/2024 | Leitura 5 min

Entre os diversos elementos acessíveis atualmente, um dos que mais se destaca é a placa braille para corrimão. Ela tem como objetivo promover a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão. Para isso, seu uso se dá em rampas, escadas e demais estruturas que contam com corrimões. 

Assim, a placa braille é fundamental para a orientação do deficiente visual. Ela melhora a sua experiência e, principalmente, garantindo a segurança do indivíduo. Ao mesmo tempo, ela não é instalada aleatoriamente e segue uma série de normas que visam a padronização desse item.

Além disso, precisamos destacar a importância da comunicação em Braille na sociedade, como instrumento de acessibilidade, empatia e inclusão social. Então, no artigo de hoje vamos falar sobre tudo isso. Veja como funciona uma placa braille para corrimão, onde e como utilizá-las e seus benefícios. 

O que é placa braille para corrimão?

Primeiro precisamos entender a relevância do Braille para todo o mundo e não apenas pessoas cegas. Criado pelo francês Louis Braille no século XIX especificamente para uma escola para cegos. Assim, esse sistema ganhou popularidade e logo passou a ser utilizado no mundo todo. 

O braille, como conhecemos, consiste em um sistema de escrita onde as letras e números são representados por pontos em relevo. Por meio do tato, a pessoa com deficiência visual consegue se comunicar com o mundo. Isso o torna mais independente e reduz as chances de acidentes. 

A escrita em braille é composta por padrões com seis pontos em relevo. Eles substituem as letras e números do alfabeto, de acordo com a disposição deles. Dessa forma, a sinalização em braille precisa obedecer a uma série de padrões.  Tudo de acordo com algumas legislações e normas técnicas.

Nesse sentido, a principal norma técnica que fala a respeito do assunto é a NBR9050. Com isso, muitos produtos e estruturas podem ter sinalização em braille e isso é ótimo para a acessibilidade!

Um desses produtos é justamente a placa para corrimão, que tem como função orientar as pessoas. A seguir, vamos saber mais sobre esse elemento. 

Placa braille para corrimão: definição

Esse elemento acessível consiste em uma placa com escrita em braille, devidamente instalada em lugares estratégicos. Isso inclui, por exemplo, início e término de escadas e rampas. Assim, a placa irá informar a pessoa com deficiência visual a respeito do andar que ele se encontra. Ela também vai mostrar o que há no local, ou qualquer outra informação relevante com até 18 caracteres. 

Aqui vale ressaltar que a placa braille não serve “apenas” para indicar o andar. É bem verdade que essa é uma função importante dela. Porém, esse elemento acessível possui uma gama maior de aplicações. 

Por exemplo, ela pode indicar se a pessoa está em uma garagem, estacionamento, mezanino, salão de festas, etc. Essa placa pode ser preenchida com qualquer informação que facilite a localização de pessoas cegas ou com baixa visão. 

Outra questão que frequentemente vem à tona está relacionada com a instalação da placa braille. Muita gente acredita que esse elemento só deve ser instalado em ambientes internos. Porém, ela também deve ser utilizada em locais externos. Nesse caso, o gestor do projeto vai ter que escolher o material mais adequado para a durabilidade da placa. 

Como é fabricada a placa braille

A placa braille para corrimão pode ser confeccionada em diversos materiais diferentes. Um dos mais requisitados é o acrílico, pela sua durabilidade, resistência e versatilidade. Esse material pode ser, inclusive, aplicado em ambientes externos. E isso sem que sofra grandes desgastes com o passar do tempo. Outro material muito utilizado é o alumínio, que confere benefícios extras para projetos específicos. 

No caso de uma placa em acrílico, a fixação pode ocorrer por meio de uma dupla face. Já as medidas da placa variam de acordo com a utilização dela. Por exemplo, uma placa de 10×3 com até 12 caracteres é usada para indicar térreo, subsolo, garagem, piso 1, piso,2, mezanino, e assim por diante.

Já uma placa 14×3, com até 18 caracteres, é usada para indicar rampas de acesso, entradas, saídas, entre outros. Em relação às cores das placas, elas também variam. Geralmente é usada uma cor chamativa, para auxiliar também as pessoas com baixa visão.

Porém, o mais importante é se atentar na escrita em braille e na sua correta disposição na placa. Se você tem alguma dúvida, o mais indicado é entrar em contato com uma empresa especializada no assunto, como a ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE!

Principais aplicações

Esse elemento acessível possui várias aplicações. Algumas escritas comuns são: subsolo, garagem, térreo, piso 1, piso 2, portaria, salão de festas, estacionamento, calçada, rampa de acesso, escada de acesso, entre outros. 

Portanto, a instalação exige alguns cuidados para que a placa braille exerça plenamente sua função. Ou seja, orientar a pessoa com deficiência visual. Dessa forma, segundo as normas técnicas, é indicado o uso de um total de quatro placas. Nesse sentido, duas de cada lado dos corrimões, em cada lance de escadas e/ou rampas. 

A sinalização também deve ser aplicada em escadas de emergência. E as placas devem ser instaladas na altura dos corrimões. Estes, por sua vez, também seguem uma série de normas técnicas. Assim sendo, precisam ser observados com atenção na hora da elaboração e execução do projeto acessível. 

Outro detalhe relevante é que alguns ajustes foram feitos na NBR9050 em 2020 e você precisa ficar atento. Antes de adquirir e instalar a placa braille para corrimão, converse com profissionais especializados e que estejam atualizados a respeito da norma.  

Vantagens para a sociedade em geral

Antes de encerrar, destacamos a importância da placa braille para toda a sociedade. Este é um elemento de inclusão e respeito às pessoas completamente cegas ou com baixa visão. Assim, veja as principais vantagens desse item: 

  • Promove a acessibilidade de maneira eficiente em todos os tipos de ambientes, contribuindo com o bem-estar e segurança das pessoas;
  • Permite que o projeto esteja adequado com todas as legislações e normas técnicas. Lembrando que cada cidade pode ter leis específicas de acessibilidade. Procure se informar sobre a legislação da sua localidade;
  • O custo-benefício é excelente, pois os elementos acessíveis não são tão caros, levando em conta as vantagens que eles proporcionam para as pessoas;
  • Os materiais utilizados são de extrema qualidade e resistência. Sua durabilidade garantida (desde que bem instalados), o que ressalta a questão do custo-benefício.

Essas são apenas algumas vantagens as placas braille. Lembre-se que viabilizar um ambiente acessível para todos é essencial e diz respeito à solidariedade e empatia. E não apenas ao cumprimento de leis e normas. 

Onde comprar um material de qualidade

Para ter acesso ao que há de melhor em relação aos elementos acessíveis para seu projeto, entre em contato com uma empresa experiente e de confiança nessa área. A ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE está há mais de 15 anos nesse mercado. Assim, podemos te ajudar a viabilizar um incrível projeto de acessibilidade para sua obra. 

Seja um projeto iniciado do zero ou uma adaptação de um projeto já existente, vamos agilizar a implantação da acessibilidade. Oferecemos não apenas placa braille para corrimão, mas outros elementos acessíveis, como pisos táteis, barras de apoio, mapas táteis, entre outros. 

Converse hoje mesmo com a nossa equipe de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo nessa questão tão importante para a sociedade e, sobretudo, para as pessoas com deficiência visual!