Quais são os Recursos Básicos de Acessibilidade na Escola?

11/10/2023 | Leitura 5 min

Poucos assuntos são tão importantes quanto a acessibilidade no ambiente escolar. E se para muitos itens como piso tátil em rampas de acesso são o suficiente, a inclusão de pessoas com deficiência vai muito além disso. E é sobre isso que iremos falar no texto de hoje.

Assim sendo, veja a seguir uma lista com os principais itens de acessibilidade indispensáveis a instituições de ensino. Nesse sentido, escolas acessíveis são mais do que locais com foco no bem-estar social. Trata-se de espaços em adequação à Lei de Acessibilidade n.º 13.146/2015.

O que são recursos de acessibilidade?

Antes de tudo, é importante entender o que este conceito significa para ter noção de sua real importância. No ambiente escolar, recursos de acessibilidade dizem respeito a itens e ações que deem condições de integração a alunos com deficiência. Nesse sentido podemos destacar:

  • Materiais didáticos e pedagógicos compreensíveis a todos os alunos;
  • Espaços que promovam a livre locomoção e permanência de alunos com deficiência;
  • Móveis e equipamentos acessíveis para todos os que frequentam o ambiente escolar;
  • Além disso, serviços de comunicação, informação e transporte acessíveis a todos.

De forma geral, todos esses recursos precisam garantir a democratização do ensino e do espaço escolar. Assim, alunos com deficiência visual, mobilidade reduzida ou que tenham necessidades especiais podem se integrar na instituição de ensino com sucesso.

É claro que esse é um grande desafio. Escolas precisam se adequar em termos arquitetônicos, pedagógicos e comunicacionais para cumprir essas exigências. Mas isso é possível na medida em que houver um esforço conjunto para cumpri-los.

Conheça os recursos básicos de acessibilidade nas escolas

Com base nas informações acima, há diferentes formas de tornar a educação inclusiva no ambiente escolar. Para isso, é necessário fazer uso de:

  • Medidas de acessibilidade arquitetônica – uso de materiais em braile, piso tátil em rampas de acesso, banheiros acessíveis e materiais táteis, entre outros;
  • Acessibilidade atitudinal – que diz respeito a conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. A prioridade é combater o preconceito;
  • Além disso, acessibilidade metodológica – com a eliminação de barreiras no ensino. Para tanto, trabalha-se em materiais e atividades educativas inclusivas;
  • Acessibilidade instrumental – com base em proporcionar instrumentos e ferramentas de estudo e lazer que permitam o uso de alunos com deficiência;
  • Medidas de acessibilidade programática – que englobam as normas e diretrizes da lei 13.146/2015. Seu objetivo é garantir os direitos das pessoas com deficiência;
  • Acessibilidade comunicacional – facilitando da comunicação e acesso à informação por parte de pessoas com deficiência. Aqui se destacam intérpretes de libras e recursos de audiodescrição, por exemplo;
  • Acessibilidade natural – com foco em eliminar obstáculos e barreiras no próprio espaço natural dentro da escola. Isso inclui pisos irregulares e vegetação na via pública;
  • E ainda acessibilidade digital – que oferece acesso democratizado a sites, aplicativos e qualquer item virtual de forma inclusiva e sem barreiras.

Melhores soluções de acessibilidade como piso tátil em rampas de acesso

É claro que, adotar todos esses recursos de acessibilidade na escola requer um esforço coletivo e interdisciplinar. Mas começando pelo ambiente físico, o uso de recursos para democratizar os espaços escolares faz toda a diferença.

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