Piso tátil vinílico: como instalar corretamente

20/12/2023 | Leitura 5 min

O piso tátil vinílico, ou simplesmente piso tátil PVC, é um elemento fundamental quando o assunto é acessibilidade. Instalado de forma correta, ele traz mais segurança e viabiliza a mobilidade de pessoas cegas ou com baixa visão. 

Por isso, no artigo de hoje falaremos mais a respeito do piso tátil vinílico. Afinal, qual seu principal diferencial? Piso vinílico e piso tátil de PVC são a mesma coisa? E qual a importância da sinalização tátil?

Essas e outras perguntas serão respondidas na sequência deste texto. Além disso, confira um tutorial simplificado de como instalar esse tipo de piso em seu projeto.  

O que é o piso tátil vinílico?

Em suma, o piso tátil vinílico é um piso fabricado em PVC, fixado no solo por meio de uma cola de vinil. Ela é ideal para a colagem de PVC, pois possui rápida aderência, boa flexibilidade, ótima resistência e não danifica as placas do piso. 

Na prática, a cola de vinil é a mais requisitada para materiais flexíveis, incluindo vários materiais em PVC. Além disso, essa cola é fabricada a base de água, não é tóxica, possui um odor suave e excelente custo-benefício. 

Nesse sentido, o piso tátil de PVC pode ser direcional ou de alerta. O direcional é utilizado para mostrar o caminho correto para a pessoa com deficiência visual. Por isso, ele conta com relevos em forma de linhas retas. Assim, conforme a instalação das placas, essas linhas vão direcionar a caminhada do indivíduo. 

Já o piso de alerta possui relevos em formato de pequenas esferas. Elas servem para alertar a pessoa com deficiência visual a respeito de obstáculos físicos durante o percurso. Por exemplo, esse tipo de piso pode ser instalado ao redor de postes. Assim, indica que a pessoa deve mudar de direção ao se deparar com o relevo. 

O piso de alerta também precisa ser instalado para indicar o início e final de escadas e rampas, a presença de elevadores, de balcões de atendimento, e assim por diante. 

Em ambos os casos, o piso tátil de PVC é aplicado com cola de vinil. Por isso ele também é conhecido como piso vinílico. 

Piso tátil de PVC e piso tátil vinílico são a mesma coisa?

Na prática, o que caracteriza o piso tátil vinílico é a aplicação da cola de vinil na fixação dele ao solo. Nesse caso, destacamos anteriormente que o piso tátil de PVC faz uso da cola de vinil para sua devida instalação. 

Por isso, quando falamos em piso tátil vinílico, estamos nos referindo ao piso tátil PVC. Ressaltando que a cola de vinil é aplicada, sobretudo, em materiais flexíveis como o PVC. 

Assim, a grande vantagem desse tipo de piso é a facilidade na sua instalação. Além disso, a cola de vinil é resistente e seca rapidamente. Isso reduz o tempo de espera para a liberação da circulação de pessoas sobre o piso. 

Outro diferencial é que o piso tátil PVC fixado com cola de vinil pode ser instalado em diversos tipos de solos e contrapisos. Isso inclui cimento desempenado, laje de concreto e alguns tipos de cerâmicas e porcelanatos. Porém, vale destacar que o piso tátil de PVC é mais indicado para ambientes internos. Assim, não deve ser aplicado em pisos de madeira.  

Importância da sinalização tátil 

A sinalização tátil é de suma importância para os mais variados tipos de projetos. Quando falamos em acessibilidade, estamos falando de segurança e bem-estar, e não apenas de conforto e comodidade. 

Assim, a sinalização tátil promove a inclusão de pessoas cegas e também de pessoas com baixa visão. Veja abaixo um resumo sobre as principais vantagens e benefícios desse tipo de piso:

  • Acessibilidade: o piso tátil permite o deslocamento de deficientes visuais. Isso lhes independência e autonomia, desde que seja instalado de forma correta; 
  • Segurança: principalmente em locais mais movimentados, como estações de ônibus, por exemplo, esse piso promove a segurança das pessoas durante a locomoção;
  • Orientação e informação: a sinalização tátil, de forma geral, é uma forma de orientar e disponibilizar informações úteis para o indivíduo. Aliás, essa é uma das principais funções do piso de alerta;
  • Inclusão: por fim, o piso tátil promove a inclusão social, ajudando a promover uma sociedade mais justa. Afinal, todos têm o direito de ir e vir, segundo nossa Constituição. 

Então, a sinalização tátil é primordial tanto para projetos novos como para projetos antigos. Com ela é possível fazer ajustes e adaptações, visando a segurança e bem-estar de todos. 

Como instalar corretamente o piso tátil de PVC? 

Vamos ver agora como instalar de forma correta o piso tátil de PVC. Como falamos anteriormente, esse piso é fixado ao solo por meio da cola de vinil. Dessa forma, você vai precisar de um galão de cola de contato e outros materiais, incluindo:

  • Pincel 50mm;
  • Fita crepe 25mm;
  • Estilete;
  • Trena;
  • Martelo de borracha;
  • Máscara respiratória. 

Depois de ter em mãos todos esses materiais, prepare-se para instalar o seu piso tátil de PVC. Para isso, siga os passos a seguir.

  1. Prepare o local: retire todos os móveis do ambiente, higienize o piso, deixando-o bem limpo e veja se não há buracos que podem prejudicar a fixação das placas;
  2. Utilize a fita crepe para fazer a demarcação nos locais onde as placas devem ser instaladas. Para não ter erro, utilize as placas de PVC sem cola, para fazer as demarcações corretas;
  3. Com o piso limpo, seco e demarcado, inicie a aplicação da primeira camada da cola de vinil. Nessa etapa, utilize a máscara para não inalar o odor, que pode ser prejudicial;
  4. Aplique uma camada de cola no verso da placa do piso tátil de PVC. Ou seja, é essencial aplicar uma camada de cola no solo e outra no verso do piso;
  5. Espere até a cola ficar viscosa para só depois fixar a placa de PVC. O piso não deve ser colocado imediatamente após a aplicação da cola. Para ter certeza sobre o momento ideal para isso, coloque uma das mãos levemente sobre o piso e verifique se a cola está viscosa; 
  6. Insira a placa de acordo com a demarcação feita com a fita crepe. Faça isso com as demais placar, alinhando e depois pressionando-as contra solo por alguns segundos para fixar bem, eliminando possíveis bolhas de ar;
  7. Se for necessário, utilize o canivete para cortar sobras de placas, prezando por um bom acabamento; 
  8. Com as placas devidamente instaladas, utilize o martelo de borracha para dar pequenas batidas no piso. Isso trará uma melhor fixação dele e eliminação de bolhas ou falhas;
  9. Retire a fita crepe utiliza na demarcação do piso e aguarde, no mínimo, 30 minutos para a plena secagem da cola;
  10. Após sete dias da aplicação do piso, ele pode ser higienizado com água corrente e sabão neutro, com a ajuda de um rodo ou pano úmido. 

Conheça a Estrutural Acessibilidade

Além de seguir as orientações sobre a instalação do piso tátil PVC, é muito importante se ater a outras duas questões. A primeira envolve o cumprimento da norma NBR9050, que trata sobre acessibilidade. 

E outra fiz respeito ao cuidado na hora de adquirir esse tipo de piso. Contar com uma empresa séria a responsável é essencial. Por isso a ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE pode ser a sua parceira ideal para a viabilidade de projetos acessíveis. 

O Grupo ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE atua há mais de 15 anos nesse segmento. Oferecemos o que há de melhor em pisos táteis, placas em braile, mapas táteis e projetos em acessibilidade em geral.

Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça mais sobre nossos produtos! A equipe da ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE está pronta para atendê-lo de forma personalizada para buscar as melhores soluções para seu projeto.