Piso Tátil: Quais normas devem ser utilizadas na faculdade?
20/09/2023 | Leitura 5 min
O ambiente universitário também deve ser um espaço de inclusão e acessibilidade. E uma das principais ferramentas para isso é o piso tátil. Afinal de contas, por meio dele alunos com baixa visão e com deficiência visual tem autonomia para circular por toda a instituição de ensino.
Mas para que essa ferramenta cumpra suas funções adequadamente, é necessário estar adequada a uma série de normas e parâmetros. Nesse sentido, veja quais elas a seguir e saiba como o piso tátil deve ser instalado seguindo as normas da ABNT.
O que é piso tátil e qual sua importância?
De forma geral, podemos definir o piso tátil como um instrumento de acessibilidade. Junto com ferramentas como rampas e barras, entre outras, ele proporciona segurança e autonomia para quem precisa. Isto porque esse é um item feito para auxiliar em termos de locomoção.
No ambiente universitário, alunos com deficiência visual e baixa visão utilizam o piso tátil sobretudo como instrumento de autonomia. Com esse acessório, eles podem acessar todos os ambientes internos e externos de sua instituição de ensino, bem como o seu entorno.
Assim sendo, a importância desse piso tanto em instituições de ensino como em locais de circulação em geral é indiscutível. Ela se dá em termos de acessibilidade, circulação segura, inclusão e integração das pessoas que o utilizam em espaços públicos.
Normas e legislações sobre piso tátil em ambientes educacionais
Aqui entramos em um ponto de fundamental importância. A confecção e colocação do piso tátil deve seguir as chamadas normas de acessibilidade. São elas a ABNT NBR 9050 de 2015 e também a ABNT NBR 16537 de 2016.
E esses parâmetros valem tanto para faculdades quanto para todo e qualquer local de acesso e circulação pública. Com isso em mente, ao utilizar o piso tátil em instituições de ensino deve-se levar em consideração o seguinte:
- É preciso usar o piso tátil direcional junto com o de alerta. O primeiro para indicar o caminho e o segundo para mostrar obstáculos ou mudanças de terreno a frente;
- O piso direcional deve ter relevos lineares dispostos de forma regular. Já os de alerta precisam possuir relevos tronco-cônicos. E ambos precisam ter medidas específicas;
- Para pessoas com baixa visão, o piso utilizado em ambientes educacionais deve ter cores de destaque. Isso as ajudará a identificá-lo mais facilmente.
E para além desses aspectos, há ainda as leis de acessibilidade em ambientes escolares. São elas a 10.048/2000, a 10.098/2000 e a portaria do MEC 3.284/2003.
Como as faculdades devem implementar o piso tátil
Toda e qualquer instituição de ensino superior precisa seguir as normas e parâmetros acima. Além disso, devem contar com profissionais especializados que saiba instalar o piso tátil de forma assertiva, que favoreça aos alunos.
Nesse sentido, é muito importante contar com uma empresa especializada para adquirir esse acessório. E para isso, contar com a ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE é uma ótima opção para qualquer instituição de ensino. Afinal de contas, são mais de 15 anos de experiência na área.
Com a ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE você tem a garantia de um amplo catálogo de produtos de acessibilidade para atender suas demandas. Conte com uma empresa comprometida com a missão de tornar o mundo um lugar mais inclusivo e integrativo.