Piso sinalizador para deficiente visual: como funciona?
10/01/2024 | Leitura 5 min
O piso sinalizador para deficiente visual é algo que precisa ser pensado e colocado em prática visando a acessibilidade e inclusão social de todos.
Este tipo de piso promove o bem-estar e sensação de pertencimento. Além disso, ele preza pela segurança e comodidade tanto de pessoas cegas como de indivíduos com baixa visão.
Dessa forma, no artigo de hoje iremos falar mais sobre o piso sinalizador para deficiente visual. Veja como esse elemento funciona, sua importância e os tipos de pisos existentes.
Além do mais, saiba porque é de suma importância contar com uma empresa de confiança na para adquirir esse item.
O que é a sinalização tátil?
A sinalização tátil, ou simplesmente piso tátil, é um dos principais elementos quando o assunto é acessibilidade. Ele permite que a pessoa cega ou com baixa visão se locomova de maneira independente pelos mais diversos ambientes.
Assim, o piso tátil pode servir para mostrar a direção correta a ser percorrida pela pessoa. Ou ainda, alertá-la a respeito de obstáculos. Esses obstáculos, por sua vez, podem prejudicar a mobilidade ou até mesmo prejudicar a segurança da pessoa.
Dessa forma, há basicamente dois tipos de pisos táteis e falaremos mais sobre eles na sequência deste artigo. O mais importante é você ter em mente que a sinalização tátil segue uma série de normas técnicas. Todas são definidas pela NBR9050.
Ou seja, quando você observa uma sinalização tátil, saiba que ela foi aplicada seguindo rígidas diretrizes. Assim, não estão dispostas de forma aleatória ou apenas para questões estéticas.
O segredo desse tipo de sinalização é a eficiência na hora de promover a acessibilidade de ambientes. E sejam eles internos ou externos.
Por isso, além de contar com materiais de excelente qualidade, é fundamental instalar a sinalização de maneira correta. Isso vai facilitar a vida do deficiente visual. Caso contrário, uma sinalização tátil aplicada de maneira errada vai dificultar a mobilidade e trazer riscos à segurança do indivíduo.
Qual é a importância da sinalização tátil?
Infelizmente o Brasil ainda é um país que deixa a desejar quando o assunto é acessibilidade. Mas, aos poucos, isso vem mudando. Projetos novos já são pensados de maneira que abordam esse aspecto tão importante para muitas pessoas.
E projetos mais antigos, sem acessibilidade, estão sendo readaptados. Isso garante o direito de ir e vir de todos, conforme nossa Constituição.
Mesmo assim, muitos locais deixam a desejar no quesito sinalização tátil. Se fizer um teste, perceberá que boa parte dos locais públicos e privados não contam, por exemplo, com piso tátil.
Aqui devemos destacar a importância desse tipo de piso. Primeiramente, destaque para a inclusão, ou seja, a sinalização tátil vai promover a acessibilidade. Assim, permitirá que a pessoa cega ou com baixa visão tenha liberdade para se locomover como bem desejar.
A inclusão está diretamente relacionada com a independência. Afinal de contas, o indivíduo se sentirá mais livre e seguro para ir e vir.
E, por falar em segurança, ela é outra questão muito importante envolvendo a sinalização tátil. Ao melhorar a acessibilidade e alertar as pessoas sobre obstáculos físicos no caminho, o piso tátil vai promover a segurança, evitando acidentes.
Então, o piso sinalizador para deficiente visual não deve ser instalado apenas por obrigação. Mas para promover a inclusão com base no respeito com todas as pessoas.
Para que serve o piso sinalizador para deficiente visual?
Em relação à parte técnica, o piso sinalizador se diferencia dos outros por conta dos seus relevos. Eles servem para guiar a pessoa com deficiência visual pelo caminho correto e seguro. E também para alertá-lo em relação à presença de obstáculos físicos.
Assim sendo, o piso tátil precisa possuir uma cor diferente em relação ao restante do piso, criando um contraste. Ou seja, além do relevo, a cor do piso também é muito importante. Isso porque, cabe ressaltar, que a sinalização tátil é usada por pessoas com baixa visão, que muitas vezes conseguem identificar as cores.
Por isso, o piso tátil se torna um elemento essencial em praticamente todos os ambientes. Nesse sentido, existem basicamente dois tipos de piso sinalizador para deficiente visual: o direcional e o de alerta. Vamos conhecer mais detalhes sobre cada um deles a seguir.
Tipos de sinalização tátil
Entre os pisos táteis mais requisitados, está o piso feito em PVC. Além de proporcionar maior facilidade na instalação, esse tipo de piso é resistente. Além disso, ele cumpre muito bem com o seu papel de inclusão e acessibilidade.
Existem outros tipos de materiais que podem compor o piso tátil. Porém, todos eles fazem parte de dois grandes grupos: os pisos direcionais e os pisos de alerta.
Piso Tátil Direcional
Como o próprio nome já diz, esse piso serve para mostrar e/ou indicar a direção correta para deficientes visuais.
Ele é formado por uma placa com relevos em formato de linhas verticais e paralelas. A instalação e fixação das placas no solo precisa ser feita de maneira correta. Assim as linhas seguirão a direção correta, de modo a não confundir ainda mais o indivíduo.
Assim, é de suma importância ficar atento ao destino inicial e final do piso. Qualquer falha na instalação vai prejudicar a mobilidade da pessoa.
O piso tátil direcional vai ajudar o indivíduo que faz uso de bengala. Isso porque o contato do instrumento nos relevos guiará a pessoa pelo caminho a ser percorrido. Já a coloração contrastada do piso vai auxiliar pessoas com baixa visão.
Piso Tátil de Alerta
Já o piso tátil de alerta é formado por uma placa com várias esferas em relevo. Ou seja, esse piso é cheio de “bolinhas” ao invés das linhas verticais e paralelas.
Elas vão alertar a pessoa com deficiência visual em relação a obstáculos no caminho. Quando a bengala de uma pessoa cega entra em contato esses relevos, ela sabe imediatamente que há um obstáculo físico.
Assim, a pessoa pode mudar de direção, garantindo a segurança durante o percurso. O piso tátil de alerta pode ser instalado em vários lugares como, por exemplo, em:
- Início e final de escadas e rampas;
- Em frente a balcões e guichês de atendimento;
- Ao redor de postes e outras estruturas que representam um obstáculo físico;
- Em frente a elevadores, indicando a presença deles;
- Em relevos em calçadas e pisos diversos;
- Entre outros.
Conheça a ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE
Para projetos de acessibilidade, sempre destacamos dois pontos: a instalação correta dos elementos e a aquisição de materiais de extrema qualidade.
A instalação envolve o cumprimento de uma série de diretrizes, dispostas na NBR9050. Ela fala especificamente sobre acessibilidade em edificações.
Utilizar as ferramentas adequadas também é essencial, assim como escolher o tipo de piso ideal levando em conta as características específicas de cada projeto.
E, por fim, temos a aquisição de materiais de primeira linha, que não pode, de forma alguma, ser negligenciada. Assim, na hora de escolher o melhor piso sinalizador para deficiente visual, procure uma empresa de confiança e com boa reputação, como a ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE.
Possuímos mais de 15 anos de experiência nessa área. Contamos com um vasto catálogo de itens visando a execução de projetos de acessibilidade e inclusão.
A ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE se orgulha de dizer que possui uma fábrica própria de pisos táteis e outros produtos acessíveis. Tufo para os mais variados tipos de ambientes.
Assim, além de garantir a qualidade dos materiais, você terá acesso ao melhor custo-benefício para seu projeto. Então, entre em contato conosco hoje mesmo e conheça os nossos serviços.