O que é o piso tátil direcional e como usar?

14/02/2024 | Leitura 5 min

Hoje nosso tema será o piso tátil direcional. Afinal de contas, falar de acessibilidade é sempre muito importante, pois permite encontrarmos as melhores soluções para a mobilidade de pessoas com alguma deficiência. A ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE sente um prazer enorme em poder compartilhar informações relevantes sobre esse assunto!

Entre os elementos acessíveis, o piso tátil é um dos que mais se destaca, por conta da sua importância em projetos de acessibilidade. Esse tipo de piso surgiu na década de 1960, no Japão. E hoje em dia, é elemento obrigatório quando o assunto é inclusão.

Projetado exclusivamente para ajudar na mobilidade de pessoas cegas ou com baixa visão, o piso tátil se destaca pela presença de relevos. Ao entrarem em contato com a bengala da pessoa, eles ajudam na locomoção. Assim, promovem acima de tudo a segurança de deficientes visuais. 

Diante disso, existem basicamente dois grandes grupos de pisos táteis: o direcional e o de alerta. Eles possuem algumas diferenças e a principal diz respeito ao objetivo de cada um. 

Deste modo, a seguir falaremos mais sobre o piso tátil direcional, sua importância e características. Continue a leitura e fique por dentro desse elemento tão importante para a acessibilidade. 

Qual é a importância da sinalização tátil?

O piso tátil, ou sinalização tátil, é um elemento cada vez mais utilizado em variados tipos de projetos. Sua principal função é promover a acessibilidade. Mas você saberia dizer o que isso significa? 

A acessibilidade é um termo bastante empregado hoje em dia. Mas algumas pessoas não compreendem como essa palavra pode mudar a vida das pessoas. Ele significa promover a inclusão de pessoas com alguma deficiência por meio de ações solidárias com base na empatia. 

Ou seja, elaborar projetos acessíveis ou adaptações em projetos já existentes é uma questão humanitária! Assim, o piso tátil faz parte desse universo e precisa ser considerado por todos os gestores e responsáveis por projetos arquitetônicos e da construção civil no geral. 

Nesse sentido, a sinalização tátil vai ajudar na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão. Isso vai contribuir com a segurança e bem-estar desses indivíduos. 

E aqui vale destacar outro detalhe. O piso tátil direcional e de alerta também auxilia pessoas que não são completamente cegas. Nesse caso, pessoas com baixa visão que usam ou não bengala serão beneficiadas com esse elemento acessível. 

O piso tátil é composto por placas em relevo e essas placas podem ser coloridas. As cores chamativas servem justamente para auxiliar a mobilidade de pessoas com baixa visão! 

Então, a importância da sinalização tátil pode ser resumida com as seguintes palavras: inclusão, bem-estar, segurança e comodidade. 

Qual é a diferença entre o piso tátil direcional e o piso tátil de alerta? 

Como destacamos no início desse artigo, existem dois tipos de pisos táteis: o direcional e o de alerta. Ambos ajudam na mobilidade de pessoas cegas ou com baixa visão. Mas eles possuem diferenças importantes que precisam ser levadas em conta na hora da elaboração do projeto. Vamos ver quais são essas diferenças. 

Piso Tátil Direcional

O piso tátil direcional serve basicamente para direcionar a pessoa em um determinado percurso. Esse piso é composto por placas com relevos em linhas paralelas. São três linhas retas que indicam o melhor caminho a ser percorrido pela pessoa com deficiência visual. 

Essas linhas evitam, por exemplo, que a pessoa esbarre em obstáculos ou que tropece em desníveis do solo. O piso tátil direcional funciona como o sinal verde de um semáforo. Ou seja, ao entrar em contato com ele, a pessoa sabe que poderá prosseguir em segurança, já que o caminho estará livre.

Porém, o piso tátil direcional precisa ser instalado de maneira correta para cumprir com seus objetivos. Qualquer erro na fixação das placas pode causar acidentes!

Piso Tátil de Alerta

Mas e quando há algum obstáculo no meio do caminho? Nesse caso, é utilizado o piso tátil de alerta, que funciona como o sinal vermelho do semáforo. Ele indica a presença de um obstáculo logo a frente. 

Esse obstáculo pode ser uma placa, um balcão, um móvel, um degrau ou mesmo uma mudança no nível do solo. Assim, ao se deparar com esse piso, a pessoa com deficiência visual sabe que precisa ter atenção redobrada e mudar de direção para não sofrer acidentes. 

O piso tátil de alerta é composto por placas com esferas em relevo. As “bolinhas”, como são chamadas, entram em contato com a bengala da pessoa, alertando-a a respeito de obstáculos. 

Agora, ao sair na rua, você pode observar melhor a instalação da sinalização tátil. Basta levar em conta as informações compartilhadas até agora. 

Como instalar corretamente o piso tátil direcional? 

A instalação correta do piso tátil direcional é essencial para projetos acessíveis. Nesse caso, o relevo deve ficar posicionado na direção correta do caminho a ser percorrido pelo indivíduo. 

A fixação do piso depende do material que ele é fabricado. Por exemplo, pisos táteis de PVC em ambientes internos são fixados ao solo com uma cola específica para isso. 

Mas existem ainda os pisos aparafusados e os pisos cimentícios. Tratam-se de são placas de concreto para ambientes externos e com grande circulação de pessoas. 

Outras diretrizes sobre a instalação do piso tátil direcional envolvem o cumprimento da norma NBR9050, que fala sobre acessibilidade. Veja algumas considerações a respeito dessa norma no que diz respeito ao piso direcional:

  • Em calçadas com largura de 3,10 m ou mais, o piso deve ser instalado a 40 cm do alinhamento das edificações e em todo o percurso;
  • Já em calçadas com larguras menores, o piso pode ser aplicado apenas onde há a descontinuidade da edificação. Ou de qualquer elemento que serve como linha-guia;
  • Quando há rampas, relevos ou esquinas, o piso direcional deve ser instalado em conjunto com o piso de alerta. Nesse caso, especificamente sobre o piso direcional, ele deve conter duas faixas de pisos e não apenas uma;
  • A largura de base do relevo do piso direcional deve ser entre 30mm a 40mm. A largura do topo do relevo deve ser entre 20mm a 30mm;
  • A altura do relevo deve ser entre 3mm e 5mm;
  • A distância entre os centros dos relevos (horizontalmente) deve ficar entre 70mm e 85mm;
  • Por fim, a distância entre as bases dos relevos (horizontalmente) deve ficar entre 45mm e 55mm. 

Conheça os pisos táteis da ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE

Diante de dúvidas a respeito da instalação do piso tátil direcional, o mais indicado é entrar em contato com uma empresa especializada nesse segmento. Além disso, uma empresa com experiência no ramo vai oferecer os produtos mais modernos para seu projeto acessível.

Assim, contar com qualidade e modernidade na hora de adquirir pisos táteis é algo primordial para a inclusão e acessibilidade. Por isso você pode contar com a ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE na hora de viabilizar estruturas acessíveis em seus projetos.

A ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE atua há mais de 15 anos nesse setor. Assim, pode oferecer toda a assistência necessária na hora da aquisição e instalação desse tipo de piso. 

E, além dos pisos táteis, contamos com muitos outros produtos. Isso inclui placas de identificação em braile, mapa tátil, barras de apoio, entre outros. Então, entre em contato com a equipe da ESTRUTURAL ACESSIBILIDADE hoje mesmo e veja como podemos te ajudar em seu projeto.